Pirata…

8 06 2009

…o escambal

Atualmente o que chamamos de pirataria tem até partido politico. E finalmente tem ganhado força. Desde o longinquo dia 1º de janeiro de 2006 existe o Pirapartiet, uma partido político sueco. Em suma o partido é contra leis de copyright e patentes, e extremamente a favor das praticas de compartilhamento*, sejam eles quais forem.

*práticas de compartilhamento leia-se downloads, torrents e todas as outras formas de transmissão digital.

O Partido Pirata, vem se espalhando pelo globo, assim como fez os tantos partidos comunistas há algumas décadas atrás e os partdos verdes. O Brasil, mesmo sem saber direito o que fazer também tem seu Partido Pirata.

Eu, particularmente, não tenho grandes opiniões formadas sobre o “direito” da idéia de outras pessoas, muito menos sobre o “valor” dessa idéia comercialmente. O mundo está cada vez mais hipócrita. Enquanto se defende a difusão e a retransmissão de idéias e pensamentos, porque não fazer isso com tudo o que acontece e é feito?

Há muito tempo existe o copyleft, ou Creative Commons e já existem muitos trabalhos lincenciados dessa forma. Sem contar o projeto GNU amplamente utilizado pelo pessoal da área de infórmatica.

Todas as pessoas que liberaram suas criações, sejam programas, textos, idéias ou o escambal estão vivendo muito bem, e alguns ganhando rios de dinheiro. Quando colocamos preço em uma idéia ou criação, ela não tem valor real, ou nem é tão bom assim.

Post Scriptum: “Vende-se idéias a baciada e a preço de banana!”


Ações

Information

4 responses

8 06 2009
Nanna Pais

Amei tb a coisa LSD

😉

8 06 2009
Carla

Sou suspeita em dar meu pitaco, mesmo porque acho que devo ser a rainha dos downloads: baixo musica, revista, livros e tudo mais…
Bjo e otima semana, quilido!

8 06 2009
Guto

rs… auto-incriminação vale?

8 06 2009
cris

Bom, não sei bem o que, mas tem que aparecer uma solução.
Eu baixo muita coisa, nem por isso me considero criminosa.
Talvez a solução seja mesmo essa!

Deixe um comentário